PRAIAS MAIS VISITADAS DO MUNDO NO CEARÁ

Morro Branco
morrobranco

Basta uma primeira visita para se apaixonar pela praia do Morro Branco. São vários os atrativos que o local oferece, agradando quem procura diversão, aventura ou tranqüilidade. As falésias se estendem à beira-mar, formando labirintos por onde os visitantes podem passear e observar areias de várias cores. Guias capacitados acompanham os turistas por estas curiosas e impressionantes estruturas esculpidas pela ação da água e do vento.

Por toda extensão da praia os visitantes podem tomar banho em bicas naturais de água doce que saem das falésias. No mar, jangadas saem para alto mar em busca de peixes e frutos do mar, que podem ser apreciados nas barracas de praia do Morro Branco. Já os que procuram aventura, contratam bugueiros para conhecer as emoções que as dunas do Morro Branco proporcionam. Belas lagoas surgem ao longo do passeio.

É possível apreciar um fascinante pôr-do-sol do alto das falésias. Um cenário para casais apaixonados, famílias e grupos de amigos. Depois é a vez de comprar lembranças desse lugar que já serviu como cenário para filmes e novelas. Na localidade, os visitantes têm a oportunidade de comprar peças artesanais. Destaque para as garrafinhas contendo paisagens feitas com areias coloridas. Os turistas podem conferir o momento em que esses souvirs estão sendo produzidos.

Os turistas que estão em Morro Branco podem conhecer ainda a Lagoa do Uruaú, a 24 km, onde são praticados esportes náuticos e passeios de buggys em seu entorno.

Paracuru
paracuru

Estado com sede à beira-mar, ficando também à margem direita do Rio Curu. São aproximadamente 31 mil habitantes. Na maré baixa, o turista pode aproveitar as belezas naturais e a biodiversidade do local atravessando o braço do rio com água à altura dos joelhos.

Com vasto coqueiral e múltiplas variações em sua composição estética, Paracuru exibe uma enseada que dispõe de bicas, arrecifes, currais de peixe, piscinas naturais e jangadas. por todo o ano, a praia é tomada de surfistas em busca de boas ondas, aproveitando-se dos ventos regulares e da paisagem única. As enseadas são locais ideais para a prática do kitesurfe.

Destaque para a animação das festas à beira-mar à noite, promovidas por barracas, bares e restaurantes do local. Paracuru também é conhecido pelo animado carnaval, atraindo grande público todos os anos com o tradicional mela-mela.

Canoa Quebrada
canoaquebrada

Uma lua e uma estrela esculpidas nas falésias tornaram-se símbolo de Canoa, e dão um charme especial à praia, que faz parte do município de Aracati, ficando a 13 km da sede. Quando o olhar não está direcionado para as belas falésias, jangadas chamam atenção no mar. Aventureiros em passeios de buggy desbravam as dunas em busca de emoções fortes. À noite, brasileiros e estrangeiros (italianos, argentinos, portugueses em particular adoram a região) se encontram para curtir reggae, rock, forró, música eletrônica, jazz, música popular brasileira.
Essa variedade de atrativos transformou Canoa Quebrada em um dos principais destinos turísticos do Ceará. Foi na década de 70 que os hippies descobriram a praia, que abrigava uma simples vila de pescadores. As belezas naturais, a noite agitada e o clima místico formaram a combinação perfeita para atrair visitantes.
A infra-estrutura turística melhorou, sempre com a preocupação de manter as belezas naturais de Canoa. A maioria das ruas está pavimentada, inclusive a principal, a Broadway. Pousadas e hotéis apareceram por todo lado. Uma grande passarela foi construída, ligando o centro da vila às praias, e proporcionando sensacional vista panorâmica da praia.

Os turistas que passeiam pela praia não podem deixar de apreciar o pôr-do-sol no alto das dunas. Os ventos são ideais para a prática de esportes náuticos; diversas escolas e instrutores de surf e Kitesurf oferecem aulas e alugam equipamentos para visitantes. (Os passeios de buggy pelas dunas são ótimos para quem procura emoção e belas paisagens naturais (diversos buggeiros oferecem passeios até Icapuí)).

Jericoacoara
jericoacoara

Jericoacoara está entre as dez praias mais bonitas do planeta e, apesar de sua fama correr o mundo, o ritmo de vida na antiga vila de pescadores continua o mesmo, assim como as ruas de areia e sem iluminação pública. E como o destino paradisíaco, a apenas 300 quilômetros de Fortaleza, se mantém intocado? Graças a dois fatores: o primeiro é o acesso precário – só se chega à Jeri em veículos com tração nas quatro rodas, depois de muito sacolejo. O segundo é a transformação da região em Área de Proteção Ambiental, o que aconteceu em 1984, e posteriormente em Parque Nacional, em 2002, preservando uma área de cerca de 200 quilômetros quadrados repleta de dunas douradas, mangues e lagoas de águas transparentes.

As lagoas, aliás, são as melhores “praias” de Jeri. A principal é Jijoca, dividida em duas partes: Lagoa Azul, rústica e com barracas simples; e Lagoa do Paraíso, com pousadas confortáveis e restaurantes que oferecem redes e espreguiçadeiras. Por todo o espelho d´água, os bons ventos da região – considerada uma das melhores do país para a prática de esportes náuticos – conduzem jangadas e pranchas de kitesurf, que dividem o espaço em perfeita harmonia. Aproveite o passeio de bugue ou de jardineira pra chegar até lá.

Já a praia do centro de Jericoacoara, frequentada pelos windsurfistas em especial, tem como destaque a duna do Pôr do Sol. Todos os dias, no final da tarde, nativos e turistas sobem o morro de 30 metros de areia para apreciar o espetáculo do sol mergulhando no mar. Depois, a vila vira festa. Com restaurantes transados, bares animados e forrós pé-de-serra, oferece programas para todos os gostos. Nas noites de lua cheia, porém, o programa preferido é simplesmente apreciar o céu, sempre repleto de estrelas.

Cumbuco
cumbuco

Cumbuco é uma praia brasileira localizada no município de Caucaia, a 30 km da capital, Fortaleza no estado do Ceará. É uma das melhores praias do litoral Norte do Brasil para prática e aprendizagem de Kitesurf, uma modalidade que bem ganhando espaço entre os deportes náuticos mais praticados no mundo.
Cumbuco tem uma paisagem muito variada com lagoas e dunas. A infra-estrutura hoteleira permite o turismo, com transfers e pousadas totalmente adequada para esportistas do mundo todo que praticam esta modalidade, além da publicidades e cardápios e catálogos, por exemplo, que utilizam o inglês como idioma predominante além do português.
Muitos meios de hospedagem já adaptaram suas instalações com um grande jardim para manutenção e limpeza dos equipamentos. A área imobiliária bem avançando rapidamente por causa do aumento significativo da demanda turística. Outro ponto interessante é que perto de cumbuco existe também um lagamar chamado de Cauipe, que possui excelentes condiciones para treinamento de Kitesurfistas do mundo todo, vento forte e água plana. Alguns dos melhores kitesurfistas treinam nesta lagoa. O windsurf também tem espaço garantido na praia de Cumbuco.

Praia das Fontes
praiadasfontes

Ao lado da praia de Morro Branco, é um paraíso para os banhistas. Muito sol, vento refrescante e a água morna são um convite para o lazer. A Praia das Fontes também marcada pela presença de falésias e dunas, e conta com uma ampla rede hoteleira de alto padrão, com resort integrado à paisagem, parque aquático, passeios de buggy, restaurantes e bares na beira da praia.

Prainha
prainha

A vizinhança com a agitada Fortaleza não atrapalha a calmaria das praias de Aquiraz. No Porto das Dunas, por exemplo, excelentes hotéis acolhem hóspedes mais exigentes. A localidade destaca-se por ter como atrativo um dos maiores parques aquáticos à beira-mar da América do Sul: o Beach Park.

Além dos toboáguas, cachoeiras, lanchonetes, restaurantes, passeios ecológicos e vôos de helicóptero e ultraleve, o parque oferece ainda a opção de hospedagem no resort do complexo turístico com suítes de frente para o mar, salão de jogos, academia de ginástica e outros atrativos. De um lado o mar, do outro a vista do belo parque eólico sobre as dunas.

Destaque também para a Prainha, onde artistas locais pintam as velas das jangadas retratando o cotidiano dos pescadores antes de se lançarem ao mar em uma disputa que acontece anualmente, o Navegarte. A praia do Batoque, uma reserva extrativista, é considerada um exemplo de preservação ambiental e calmaria. No Iguape, o Centro das Rendeiras juntamente aos trabalhos desenvolvidos no local e a bela paisagem da praia disputam a atenção dos turistas.

Aquiraz assume importante papel histórico no Ceará por ter sido a primeira capital do Estado, tendo equipamentos turísticos que retratam esse enredo. Na cidade, o Museu de Artes Sacras e as Ruínas dos Jesuítas não deixam a história de Aquiraz ser esquecida. Outro atrativo para os visitantes é o Mercado das Artes, com apresentações artísticas locais e oficinas.

Aquiraz tem 67,7mil habitantes e fica a 32km de Fortaleza, com acesso pela CE-040.

Lagoinha
lagoinha

Localizada no município de Paraipaba, a 10 km da sede, a praia da Lagoinha é parada obrigatória dos turistas. A praia é famosa pelas formações de dunas alaranjadas e coqueiros que compõem um dos mais famosos cartões-postais do Ceará.
Um penhasco de 50 metros de altura serve de mirante natural para contemplar a bela paisagem. Abriga um núcleo de pescadores em seu platô, e abaixo, um ancoradouro em meio a densa vegetação e coqueiral das grandes barrancas vermelhas; Na direção oeste fica a Lagoa das Almécegas, de água límpida e doce, ideal para quem está de passagem e quer “tirar o sal” antes de seguir viagem. Na lagoa pose ser feito o passeio de catamarã, e para chegar até lá o turista pode ir de Pau-de–Arara (transporte próprio da região), buggy ou quadricículo.
Outros atrativos da área são as bicas (nascentes) na Ponta Aguda, possibilitando banho de água doce em meio as rochas existentes.

As principais atrações da região ficam mesmo por canta de suas belezas naturais. Quem visita Lagoinha pode escolher entre os diversos passeios oferecidos, a prática de esporte sandboard, para-sail, surf e pesca amadora
ou simplesmente descansar na praia à sombra de coqueiros. Pode também passar um agradável fim de semana, pois sua rede hoteleira oferece conforto ao visitante.

 Aluguel de Carros em Fortaleza
                                          Conheça a WebCria – Sites e Aplicativos